Colégio São José
Colégio São José em 1900 - Atualmente 14.º Grupo de Artilharia de Combate |
Inicialmente, funcionou no edifício que hoje abriga o 14.º Grupo de Artilharia e Combate do Exército Brasileiro. Em 1922, com a inauguração do novo palácio episcopal, o Colégio foi transferido para a antiga residência do bispo diocesano – seu atual endereço.
Colégio São José em 1928 - Prédio adaptado a partir do antigo Palácio Episcopal |
O prédio foi continuamente adaptado e ampliado nas décadas seguintes, até atingir sua atual estrutura, correspondente a um quarteirão do centro da cidade de Pouso Alegre.
Em 1943, com a reforma educacional do ministro Gustavo Capanema, a escola retomou seu antigo nome: Colégio São José.
Em 1949, ano de seu cinquentenário, o Colégio São José foi confiado pelo bispo de Pouso Alegre, Dom Octavio Chagas de Miranda, aos cuidados dos religiosos pavonianos, dedicados à evangelização e à promoção da juventude.
Religiosos pavonianos no Colégio São José - Década de 1950 |
Durante 72 anos, o Colégio São José funcionou em regime de internato e externato masculino. Nesse período, teve a oportunidade de acolher alunos que se tornaram ilustres no cenário nacional, como os escritores Guilherme de Almeida e Menotti del Picchia, o político Plínio Salgado, o ex-ministro Paulo Paiva, entre outros.
Alunos do internato masculino - Década de 1950 |
Em 1972, o Colégio São José passou a receber, em regime de externato, alunas e alunos de Pouso Alegre e de toda a região. A partir de 1980, passou a oferecer também a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental.
Hoje, o Colégio desenvolve toda a educação básica do estudante, nos níveis infantil, fundamental, médio e pré-vestibular Curso FOCO. Desponta por sua excelência tecnológica, pela qualidade de seu corpo docente, pelo cuidado na seleção de seu material didático, pela atenção dada à prática esportiva e principalmente pela sua identidade católica, que tem mantido a escola na vanguarda da educação ao longo de seus 116 anos de existência.