3 de fev. de 2014

Carta do Diretor prof. Giovanni Marques aos pais e alunos


Pouso Alegre, 3 de fevereiro de 2014

Senhores pais e responsáveis,

Com alegria, cumprimento-os pelo início do ano letivo de 2014. Parabenizo-os pela escolha do Colégio São José como ambiente de formação de seus filhos. Sabemos o que os senhores estão procurando ao matricular seus filhos em nosso Colégio: uma visão ampla de formação humana, que contemple tanto o preparo intelectual quanto o desenvolvimento da ética, do caráter, do sentido cristão de amor e fraternidade. Contem conosco para atingirmos juntos essas metas!

Aproveito o ensejo para anunciar-lhes uma importante mudança na equipe gestora do Colégio São José. Sirvo com grande honra e amor a direção do Colégio São José desde 2010, quando fui convidado pelos religiosos pavonianos a assumir essa missão. Sabedor dos grandes desafios e responsabilidades que me aguardavam, mas também da grande competência da equipe com que trabalharia, dispus-me a essa tarefa, dedicando a ela meus melhores empenhos. Desde o início da minha gestão, todavia, planejei prestar esse serviço ao Colégio São José durante um período de quatro anos, considerando tanto o bem-estar da instituição quanto minha necessidade pessoal de prosseguir meu projeto de vida.

Aproximando-se, portanto, o fim desse período, e desejoso de que o processo de transição ocorresse do modo mais tranquilo e responsável possível, em maio do ano passado, conversei com o padre Gabriel Crisciotti, superior provincial dos religiosos pavonianos, para que providenciássemos uma nova liderança para o Colégio. Juntamente com o irmão Dino Girardelli, não precisamos pensar por muito tempo para identificarmos o melhor nome para dirigir a escola neste momento. Em agosto, fizemos o convite para a professora NILDA FRANCO DE PAIVA, até então nossa orientadora educacional do turno matutino, a qual, mediante um sério discernimento e também em profundo espírito de serviço, aceitou o convite para ser a próxima diretora do Colégio São José. 

A professora Nilda reúne todas as qualidades para ser uma excelente gestora do Colégio São José: como educadora, possui a experiência de mais de 20 anos de dedicação a nossa instituição; como orientadora educacional, conhece de perto a realidade dos alunos e de suas famílias; possui o respeito e o carinho de todos os nossos professores e funcionários; é pessoa de intensa espiritualidade e adesão à proposta educacional cristã, que constitui a missão e o principal diferencial de nossa escola. Desde agosto de 2013, portanto, venho colocando a professora Nilda a par de tudo o que diz respeito à administração do Colégio, para que a mudança entre gestores ocorra sem sobressaltos.
Assim, começamos hoje a última etapa da transição da direção do Colégio São José. A partir de agora, a professora Nilda assume a função de diretora pedagógica, responsabilizando-se por toda a atividade educacional de nossa instituição, mantendo-se em contato direto com os supervisores, orientadores, funcionários, alunos e familiares no que disser respeito à consecução de nossas finalidades educativas. Ela estará à disposição dos senhores para atendê-los no que for necessário, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30min e das 13h às 16h30min, mediante agendamento com a recepção do Colégio. 

No lugar da professora Nilda, como orientador educacional do ensino fundamental 2 e do ensino médio, assume o professor Peterson Beraldo de Andrade, a quem desejamos igualmente um trabalho de sucesso junto a nossos alunos e seus responsáveis.

Por um breve período, permanecerei na função de diretor geral, acompanhando o trabalho da professora Nilda e corresponsabilizando-me por todas as suas atividades. Dentro de pouco tempo, ocorrerá a transmissão definitiva do cargo, para a qual oportunamente convidaremos os senhores. Permaneço também no Colégio São José como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Mesmo após a transmissão definitiva da direção, a pedido da professora Nilda, dedicarei algumas horas semanais para auxiliá-la de perto naquilo que for preciso. A convite da Arquidiocese de Pouso Alegre, assumi também, em dezembro passado, a direção acadêmica da Faculdade Católica de Pouso Alegre, onde desde já coloco-me à disposição dos senhores.

Tudo isso revela a preocupação do Colégio São José em proporcionar o melhor ambiente possível para a formação de seus filhos. É preciso sempre mudar, partilhar a liderança, envolver novos pontos de vista para acharmos juntos as soluções mais sábias para os constantes desafios. Por outro lado, é preciso que a mudança ocorra de modo sereno e responsável, sem turbulências que prejudiquem a atividade de nossos profissionais e, principalmente, a aprendizagem de nossos alunos.

Ao aproximar-se de seus 115 anos de existência, o Colégio São José ganhará sua primeira diretora! Conto com a cooperação de todos para que auxiliemos a professora Nilda a realizar um excelente trabalho à frente de nossa escola. De minha parte, registro a alegria e a satisfação em ter servido na direção do Colégio São José, bem como minha gratidão a Deus e a todos – religiosos pavonianos, alunos e seus familiares, professores, funcionários, comunidade – ao me fortalecerem no desempenho de minha missão. Imploro a proteção de São José, educador do menino Jesus, sobre nosso Colégio e principalmente sobre nossos alunos no início deste novo ano letivo.

Grande abraço!


Prof. Giovanni Marques Santos
Diretor Geral