15 de abr. de 2014

Alunos do Ensino Médio participam do 1.º Sábado Cultural 2014

Memórias que o tempo não censura

      Na manhã de 12 de abril do ano corrente, o Colégio São José promoveu o “Sábado Cultural”, evento em que foi abordado o tema: 50 anos do Golpe Militar – Memórias que o tempo não censura. A atividade contou com a participação de professores e alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental 2.
       O professor de História, Alexandre Brianese, abriu a manhã relatando o momento em que o Brasil vivia antes do Golpe Militar. Além da sua palestra, o professor passou um documentário sobre o referido tema. Em seguida, outro professor de História, Célio Patta, continuou narrando importantes fatos dos momentos do período de repressão.
      Intercalando as palestras, o professor de Arte, Guilherme Barros, caminhou nas veredas musicais e artísticas da época, contando com a ajuda do coral do ensino médio. O professor de Gramática e Literatura, Giovanni Marques, situou-nos dentro do aspecto literário da época, fazendo relações com a atualidade.
      Ao final do evento, formou-se uma mesa redonda para continuar a explanação do tema e responder às questões apresentadas pelos alunos, momento que contou também com a colaboração dos professores de Geografia e Atualidades, Marcos Ernane, e de Sociologia, Peterson Beraldo.
      Foi um momento propício para a aprendizagem e a interação de ideias e posicionamentos sobre o acontecimento que marcou a história do Brasil no século passado.