28 de set. de 2015

Noite de Premiação do 3º Concurso Literário do Colégio São José


Na noite do último dia 22 de setembro, entrada da primavera, realizou-se a solenidade de premiação dos vencedores do III Concurso Literário do Colégio São José, com a entrega dos prêmios “Menotti del Picchia” para melhor conto e “Guilherme de Almeida”, para melhor poesia. Os troféus homenageiam dois ex-alunos do Colégio São José que foram membros da Academia Brasileira de Letras, promotores da Semana de Arte Moderna e nomes indeléveis da história da literatura nacional. O Concurso Literário é aberto à participação de alunos, familiares de alunos, ex-alunos, bem como de professores e funcionários da instituição.

O tema desta edição do concurso foi o poema “O menino que ganhou um rio”, do poeta mato-grossense Manoel de Barros, interpretado, na abertura da noite de premiação, pelo aluno Marcos Marcondes de Faria, do 3º ano do ensino médio. Além do anúncio dos vencedores e da entrega dos prêmios, a noite foi abrilhantada pelas apresentações do Projeto Coral do Colégio São José, sob a regência do professor Guilherme Barros.
“Foi maravilhoso ver o auditório do nosso Colégio repleto de alunos e familiares que vieram prestigiar e apoiar a boa literatura criada por nossos estudantes. Não é papel da escola formar escritores, mas é sua obrigação impedir que talentos literários sejam perdidos. Nosso Concurso Literário é uma boa prova de que a literatura ainda é uma linguagem com que a nossa juventude quer falar e expressar seu jeito de ver a vida e o mundo”, comenta o professor Giovanni Marques Santos, coordenador da equipe de Linguagens do Colégio São José.