2 de out. de 2013

Um método saudável para a aprendizagem

      Movido pela constante preocupação em conscientizar seus alunos a terem uma rotina de estudos, o Colégio São José promoveu, no início deste ano, uma palestra com os alunos do ensino médio para esclarecer pontos importantes que influenciam a aprendizagem.
      O processo de assimilação do conteúdo é composto por três etapas: aprender, apreender e praticar.
      A primeira etapa é realizada em sala de aula, prestando atenção ao conteúdo apresentado e fazendo pequenas anotações. O apreender refere-se à revisão do conteúdo no mesmo dia em que foi dado. No caso dos primeiros e segundos anos do ensino médio, é preciso reservar de duas a três horas, diariamente.  Para os terceiros anos, essa carga deve ser maior. Cada aluno deve eleger seu período de maior produtividade e ser fiel a ele. Para isso, aconselha-se escolher um ambiente calmo e desligar dispositivos eletrônicos que possam desviar a atenção.
      Algumas disciplinas devem ser estudadas de maneira diferente: as de exatas exigem realização de exercícios, já as mais teóricas devem ser estudadas através de resumos formulados pelo próprio aluno.
      A última etapa pode ser realizada com uma maior proximidade das avaliações. Praticar é fundamental para testar conhecimentos já explicados.
      Dessa forma, o aluno pode assimilar diversos assuntos de maneira saudável e se preparar para as provas de vestibular.

Larissa Rigotti Rissatti  
2.º ano Médio B