2 de out. de 2013

Professores e funcionários do Colégio celebram Ceia Pascal

      Com o intuito de comemorar a Páscoa, professores e funcionários do Colégio encontraram-se na noite de 2 de abril para celebrar a Ceia Pascal, também chamada Hagadá de Pêssach. Trata-se da refeição ritual que os judeus realizam anualmente em memória da libertação da escravidão no Egito. Foi no contexto dessa ceia de Páscoa que Jesus, na véspera de sua morte, instituiu a Eucaristia, o sacerdócio cristão e o mandamento novo do amor, lavando os pés de seus discípulos.
      Durante a ceia, os participantes tomam alimentos simbólicos como o pão, o vinho, ervas amargas, o ovo e o cordeiro pascal. Releem a narrativa do êxodo do povo de Israel, recitam preces e entoam salmos de louvor. O ambiente espiritual da Hagadá de Pêssach ajuda a compreender melhor o sentido do amor libertador de Deus pelo ser humano, manifestado de modo sublime na pessoa do Filho de Deus, que se entrega em alimento em sua última ceia com os discípulos.
      “A ceia sagrada dos judeus ganha um sentido totalmente novo quando celebrada por Jesus Cristo, que quebra o protocolo do ritual por várias vezes na celebração. Em vez de ter as suas mãos lavadas, ele se inclina e lava os pés dos discípulos; em sua última ceia, não há a carne de cordeiro, pois ele mesmo é o Cordeiro sem mancha que se oferece pela salvação da humanidade; o Mestre alimenta os convivas com o pão e o vinho que são ele próprio, sua vida e missão, num memorial que durará para sempre. Celebrar a ceia pascal judaica é entender melhor a pessoa de Jesus e o sentido da própria missa, que é a ceia judaica renovada”, comenta o professor Giovanni Marques Santos, que dirigiu a celebração.


Ascom / CSJ