25 de nov. de 2013

Colégio São José premia vencedores de Concurso Literário

               No último dia 22 de novembro, ocorreu no Colégio São José a noite de premiação dos vencedores do Concurso Literário “Irmão Dino Girardelli”. Esse concurso envolveu estudantes, professores, funcionários, ex-alunos e pais de alunos do Colégio São José, os quais encaminharam seus textos literários para avaliação da comissão julgadora, nas modalidades conto e poesia. Participaram aproximadamente 150 candidatos, dentre os quais foram selecionados 5 indicados para cada categoria: 6º e 7º anos do ensino fundamental; 8º e 9º anos do ensino fundamental; ensino médio; adulto (professores, funcionários, ex-alunos e pais de alunos).
               O evento abriu-se com a intervenção do grande homenageado da noite, Irmão Dino Girardelli, religioso pavoniano e ex-diretor do Colégio, que leu um texto de sua autoria narrando o episódio da Segunda Guerra Mundial em que Mussolini, pressionado por Hitler, obrigou 100 mil soldados a marcharem no rigor do inverno russo. Nessa ocasião, o religioso sofreu a perda de um irmão entre os 100 mil soldados que morreram congelados, dos quais só houve 33 sobreviventes. O caso ficou conhecido como as “100 mil marmitas de gelo”, conforme imortalizado no romance de mesmo título do escritor italiano Giulio Bedeschi. O texto, acompanhado de um trecho do filme “Os girassóis da Rússia” retratando a mesma cena, emocionou todos os presentes.
               Em seguida, foram feitas as premiações dos vencedores das diferentes categorias. Os primeiros colocados foram Maria Fernanda Coral Franco Rios (conto – 6º e 7º anos), Gabriel Carvalhaes Mendes (poesia – 6º e 7º anos), Mayara Madeira Mendes (conto – 8º e 9º anos), Felipe Tavares de Assis (poesia – 8º e 9º anos), Lucas Figueiredo Silveira (conto – ensino médio), Laís Siqueira de Magalhães (poesia – ensino médio), Gislaine Buosi Fechus Monteiro (conto – adulto), Marcos Ernane da Silva (conto – adulto). Durante as premiações, apresentou-se o coral do alunos do ensino médio, sob a regência do prof. Guilherme Barros, interpretações famosas canções de trilhas de cinema.
               “Essa noite maravilhosa celebrou os talentos literários de nossa comunidade escolar. Num mundo que se torna cada vez mais superficial e insensível, em que a literatura ocupa um lugar cada vez menor na vida das pessoas, nosso concurso literário procurou incentivar a sensibilidade e o espírito criativo. Como diz o filósofo Martin Heidegger, ‘a poesia é casa do ser’. Não há modo mais profundo, belo e eficaz de se exprimir a vida senão através de metáforas”, comenta o diretor e professor de Literatura, Giovanni Marques Santos.





 


 

 

 

 



























Por Thaís Ribeiro
Ascom - CSJ