5 de nov. de 2013

Nilson Machado fala aos pais de alunos sobre educação e autoridade

      No dia 28 de outubro, o Colégio São José recebeu o professor da Universidade de São Paulo, doutor Nilson José Machado, que ministrou uma palestra com o tema “Autoridade e educação”. Foi um momento muito proveitoso e bastante didático para nós, pais de alunos, que buscamos sempre educar nossos filhos e prepará-los para o mundo de hoje. Sua fala esclareceu-nos quanto à etimologia da palavra “autoridade” de forma profunda. Entendemos as diferenças entre autoridade e autoritarismo e seus respectivos modos de atuação.
      Na educação de nossos filhos, vez ou outra, sentimo-nos em dúvida quanto ao limite entre ser autoritário e exercer nossa autoridade de pais e mães. Em contrapartida, reconhecemos que, muitas vezes, deixamo-nos levar pelo sentimento de amor e cedemos às vontades de nossos pequenos.
     Como mãe, percebi, com muita clareza, em que momento tenho falhado com meus filhos colocando minha autoridade em risco. É sempre tempo de refazermos nosso comportamento e renovarmos nosso conhecimento, principalmente no que diz respeito A educação e formação de nossos filhos.
     Como orientadora educacional e psicóloga, acredito que estaremos sempre a favor da educação e formação das crianças quando exercitarmos nossa autoridade com sabedoria. Os limites precisam ser sempre colocados em função de algo e exercidos visando o bem-estar de todos no grupo.
      Necessitamos estar a serviço da qualidade de vida e do ensino das crianças e jovens que são a promessa de um futuro mais digno e promissor Gostaria de agradecer a todos os pais que acolheram nosso convite e compareceram a este evento.

 Raquel Godoy 
 Orientadora Educacional