17 de dez. de 2013

Alunos do Colégio São José realizam o musical “O ciclo da vida”

      No último dia 10, o Colégio São José apresentou a culminância de um grande projeto artístico desenvolvido com a educação infantil e o ensino fundamental 1. Foi uma adaptação teatral e musical inspirada no filme “O Rei Leão” e intitulada “O ciclo da vida”. Essa adaptação, bem como todo o trabalho envolvido em sua construção, teve como princípio básico o resgate da cultura africana tão importante para a constituição das raízes culturais brasileiras. Através desse principio, foram trabalhadas diversas habilidades e competências junto aos alunos através de práticas artísticas variadas.
      O enfoque temático abordando o ciclo da vida envolveu questões importantes como o equilíbrio da natureza, o nascer e o morrer, o velho e o novo, sempre permeadas por valores como a responsabilidade, o respeito e a união em prol da manutenção do ciclo da vida.
      A estrutura do projeto utilizou várias referências da cultura africana, tais como poemas africanos; peças instrumentais percussivas utilizando a cultura musical africana, canções extraídas do filme “O Rei Leão” e a estética africana na confecção de todo o material cenográfico.
      O espetáculo envolveu todas as crianças do Colégio São José que, através de músicas, danças, peças percussivas e interpretações, encantaram todo o público que lotou o Ginásio do Colégio. A peça teve ainda a participação de alguns alunos do ensino médio que abrilhantaram ainda mais essa emocionante apresentação, como comenta o professor Guilherme Barros idealizador do projeto: “Foi uma noite memorável: do empenho de toda equipe pedagógica na confecção impecável de todo o material cenográfico ao encanto e alegria demonstrados pelos alunos ao participar desse espetáculo, nós enxergamos como a educação e a arte caminham juntas na formação do ser humano e como é emocionante constatar a beleza das culturas, brasileira e africana, vivas no coração de nossa comunidade. Parabéns, Colégio São José!”
      Ao final do evento, o professor Giovanni Marques Santos, diretor do Colégio São José, dedicou o musical à memória de do líder sul-africano Nelson Mandela, falecido no último dia 5 de dezembro.