18 de abr. de 2016

Comunidade celebra missa de 7º dia do Irmão RIno Questa

      Aconteceu nesta terça-feira, 12 de abril, a missa de 7.º dia do querido Irmão Rino Questa, religioso pavoniano que doou sua vida ao serviço da infância e da juventude. A missa foi celebrada na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre e contou com a presença da equipe do Colégio São José, pais, alunos, ex-alunos e amigos. Foi uma celebração emocionante presidida pelo superior provincial dos religiosos pavonianos, Pe. Renzo Flório, e concelebrada pelos seguintes sacerdotes: Pe. Nelson Ned de Paula, superior local dos pavonianos; Pe. José Cândido de Andrade, vigário da Paróquia Bom Jesus; Côn. Wilson Mário de Morais, vigário-geral da Arquidiocese de Pouso Alegre, representando o arcebispo metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado.
    O Irmão Rino Questa nasceu em Bréscia, Itália, no dia 30 de abril de 1930. Entrou na congregação pavoniana aos 16 anos, em 7 de setembro de 1946.
    Em 1951, recebeu o convite para vir ao Brasil trabalhar no Colégio São José. Aos 21 anos de idade, assumiu a função de diretor de alunos. Atuou também como professor de Latim e Francês, diretor de esportes, vice-diretor geral do Colégio e foram muitas as ocasiões em que ele assumiu interinamente a direção da escola.
     Em 1953, emitiu seus votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade aqui mesmo no Brasil. Juntamente com o diretor, Pe. Armando Vareschi, empreendeu todos os esforços para que o Colégio São José inaugurasse sua piscina própria em 1954, dando impulso desde aquele tempo à natação na escola.
     O Irmão Rino sempre foi um grande incentivador do esporte escolar e interescolar, em Pouso Alegre e na região.
     Após 60 anos de Colégio São José, Irmão Rino Questa, na obediência de religioso e fiel à sua vocação, prosseguiu sua missão para trabalhar em Brasília (DF), no Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni.
      No dia 6 de abril deste ano, o Colégio São José recebeu a triste notícia de seu falecimento, aos 85 anos de idade.
      A despedida do querido Irmão deixou em nós um vazio impreenchível, mas também profundo agradecimento e admiração por este homem pleno de liberdade, fidelidade e amor à juventude e à educação.