Mensagem da Direção

O ano de 2015 foi para mim, ao mesmo tempo, especial e de muito orgulho: orgulho-me por ser a primeira mulher, em mais de cem anos, a dirigir o Colégio São José; e é especial, por poder compartilhar com vocês, queridos alunos, familiares, professores e funcionários, a alegria de estar à frente desta renomada instituição de ensino.
Ao fazer memória dos dias de minha gestão, as expectativas ainda borbulham em meu ser, pois viver como diretora é estar constantemente vencendo desafios, ter atitudes ousadas e ser determinada. É com essa ousadia que pretendo, ao lado da equipe pedagógica, iniciar um novo ciclo, novos caminhos, traçar novas metas e novas perspectivas para 2016.
Uma das metas, já realizada, foi a implantação do estudo em tempo integral, para a educação infantil. Este era um sonho do Pe. Gabriel (nosso provincial até 2014), que, seguindo os ensinamentos de nosso fundador Ludovico Pavoni, sempre nos incentivava a “cuidar das crianças e dos jovens como cuidamos das pupilas dos olhos”.
Pensando no sucesso de 2015, as perspectivas e as novas metas para 2016 também serão audaciosas. Unindo-nos Àquele que nos conduz e com as luzes do Espírito Santo, teremos duas novidades: na educação infantil, será iniciado o maternal para crianças a partir dos 2 anos de idade; para dar suporte aos alunos que ainda não conseguiram realizar o sonho de ingressar no ensino superior, será inaugurado o Curso Pré-Vestibular Foco.
Lembrando que “a educação é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo”, não podemos ter medo das mudanças, pois através delas, teremos pessoas melhores, mais solidárias, mais humanas e mais responsáveis.
O Colégio São José, em sua caminhada de 116 anos e ciente de sua missão, se insere na sociedade pouso-alegrense e circunvizinha como uma escola que se preocupa com o preparo intelectual de excelência, baseada em princípios cristãos e éticos, trazendo a possibilidade de reescrever a sua própria história na estrada do conhecimento, de forma profunda e transformadora. Para nós, é uma honra assumir a corresponsabilidade na educação dos filhos de Pouso Alegre e região.
Diante disso, percebo que liderar este Colégio é uma responsabilidade incomensurável, que me provoca paradoxalmente temor e fascinação. De um lado, sinto o peso da liderança que anseia por manter a tradição e a competência de um ensino forte, eficiente e completo. De outro, sinto a leveza e a alegria inebriante de fazer parte dessa obra de Deus, segundo o carisma pavoniano, em cuja história deixarei meu legado às futuras gerações.
Sob a luz do Espírito Santo, tenho certeza de que desenvolverei meu trabalho, promovendo nossa missão e nossos valores, através de três pilares: o ensino forte, a equipe verdadeira e a qualidade inquestionável.
Senhores pais e queridos alunos, tenham a certeza de que podem contar com a dedicação de todos nós que formamos a família pavoniana. Contem com nosso carinho, nosso respeito e, acima de tudo, saibam que nossos alunos recebem a orientação necessária para bem viver a cidadania em nossa sociedade e no mundo, a fim de galgar o sucesso e a vitória.
Convidamos as famílias de nossos alunos, parceiros e amigos, para que venham nos visitar e verificar que o nosso objetivo foi e será sempre o de proporcionar tanto o preparo intelectual quanto o desenvolvimento do caráter, da ética, da cidadania e da formação cristã, e assim descobrir o porquê de nosso Colégio ser Completo e Inesquecível.

Desejamos a todos que o ano letivo de 2016 seja de muita paz. Shalom!

Abraço carinhoso,

Prof.ª Nilda Franco de Paiva
Diretora