21 de out. de 2013

Professor de Química realiza atividade lúdica no estudo da tabela periódica

      Com o objetivo de aprofundar o estudo da tabela periódica, o prof. Joyce Alves de Oliveira desenvolveu uma atividade lúdica com a participação dos alunos do 9.º ano do ensino fundamental. A atividade de perguntas e respostas teve como objetivo principal a localização de elementos químicos na tabela periódica.
      Para a participação na atividade, foi necessário o conhecimento prévio dos seguintes conceitos: distribuição dos elétrons dos elementos em camadas eletrônicas, quantidade de elétrons na última camada (camada de valência) e número de camadas de cada elemento. Além disso, foi feita a identificação da família e do período nos quais os elementos se encontram na tabela periódica, caracterizando-os em elemento metálico e não metálico.
      “A turma foi dividida em dois grupos, os quais formularam perguntas que foram colocadas em um saquinho, para serem sorteadas. Um aluno representante de cada grupo era escolhido para responder à pergunta: só quem aceitasse deveria apertar um dispositivo ligado a um aparelho feito pelo professor, com uma lâmpada vermelha e outra verde. O grupo que acendesse primeiro a sua lâmpada ganhava um ponto. Foi muito gostosa e proveitosa esta forma de aprender, e todos participaram com entusiasmo”, comenta a aluna Caroline Bressane Diniz Saponara.
      “Foi uma ótima experiência: além de haver certa competitividade, pudemos mostrar nosso conhecimento em um jogo descontraído. Todos se empenharam de forma com que o aprendizado se tornasse uma brincadeira e, além de estudar para prova, puderam mostrar do que são capazes”, avalia o estudante Gabriel Gomes Maia.


Ascom / CSJ